Categorias

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Filme: Summer of 8

" You follow that heart of yours, it will tell you when you find your match"
- Segue o teu coração, ele vai-te dizer quando encontraste a tua outra metade

" - What do we do now that we´ve done the thing we spend our entire life doing?

   - I guess we do the next thing we´ll spend our entire life doing"


O filme foca-se no último dia de oito amigos antes de irem para a faculdade, onde partilham os seus pensamentos sobre este importante passo na vida de todos os jovens. Trata das suas relações tanto a nível amoroso como a nível da amizade.

Comédia, Drama, Romance

2016                 (1h28min)

Atores pincipais: Carter Jenkins (Aliens in the Attic), Shelley Henning (Teen Wolf), Matt Shively (Expelled), Rachel Dipillo (Chicago Med), Nick Monini (Chicago Med), Bailey Noble (True Blood), Natalie Hall (True Blood), Michael Grant (The Scret Life Of The American Teenager)

Tem classificação de 5,6 de 10 no site IMDb



Este filme tem causado opiniões completamente diferentes!
Admito que não foi o melhor filme que vi, no entanto, ele conseguiu mexer um pouco comigo pelos diálogos, onde me identifiquei em várias coisas.



Cometários negativos:
Estes têm como base, o facto de dizerem:

1º - Não acontece nada no filme.

Isto acaba por ser verdade, em termos de localidades. Normalmente os filmes passam-se em diversos locais, no entanto este apenas foca um único dia e um único lugar.
Portanto, eu concordo e não concordo ao mesmo tempo com esta afirmação. Apenas acho que é uma maneira diferente de contar uma história.

O mais importante no filme são os diálogos portanto, sem uma diversificação de cenários não existe tanta distração e podemos, então focar-nos no que as personagens dizem.


2º - Este é apenas mais um filme, como muitos outros sobre jovens, na maior parte só se foca na parte sexual.

Mas, existe algo que não percebo, ser jovem não engloba todas essas coisas? Não faz parte do crescimento? Não faz parte das nossas vidas? Então porque não continuar a falar sobre isso, que é a realidade. Será, então, a realidade um cliché? Acho que acaba por ser uma maneira de te descobrires a ti próprio.


Sei perfeitamente que a vida que estes jovens levaram durante o secundário não é a experiência que todos tiveram. Tudo o que estava relacionado com o sexo, não fez parte da minha vida. No entanto, existem milhares de partes dais quais me identifiquei.

Pessoalmente, não foca apenas nisso mas tal como referi acima sobre a distração, essa é a parte mais visual do filme. É o que o nosso cérebro vai captar mais por estar a observar o cenário.


Quero primeiro avisar de que a partir de aqui pode ter uma enorme quantidade de spoilers. Tentei ao máximo que isso não acontecesse mas não posso prometer nada.


Comentários positivos:

1º - Amizade

Seja de que maneira for, ires para a universidade sem os teus amigos acaba sempre por influenciar sempre o resto da vossa relação.
Nesta história existem duas perspetivas diferentes sobre este assunto: Existe um dos lados que tem medo de se separar do melhor amigo e o outro lado, que sente que precisa de se separar para poder descobrir quem é individualmente.


2º - Amor

Existe um enorme dilema entre duas personagens e apesar de eu não ter passado por essa situação conheço pessoas que passaram. O dilema em questão é o de continuar ou não com a relação do secundário?


Dava para perceber estas personagens se amavam mas por outro lado tinham a plena consciência de que a universidade tem tudo a ver com novas experiências.

Adorei mesmo muito o facto de como o filme lidou com esta situação, em que cabe ao espetador descobrir o que aconteceu. O filme dá uma pequena ideia mas cabe a ti, na tua cabeça, inventar o futuro destas duas personagens.

Estas duas situações são as partes mais importantes e focadas do filme mas também existem outros problemas que foram falados, como a questão da família, de como por vezes só sentimos a falta deles quando estamos prestes a começar a necessitar muito mais deles, em como estamos habituados a que eles estejam sempre por perto.

E também fala da questão de irem para um sítio completamente diferente em que vão estar sozinhos sem conhecer nada e o quanto isso é assustador para todos.


Adorei todas estas partes porque me consigo relacionar com elas e isto é um outro aspeto positivo para o filme, o facto de serem problemas reais pelos quais também tive de passar e tenho a certeza que muitos outros jovens irão passar.

Existe em todas as personagens características que também são minhas, assim como os seus pensamentos. Logo torna o filme mais real, pelas quais qualquer pessoa pode passar.

Quase qualquer fala do filme poderia ser considerada como uma quote pois existem momentos maravilhosos de diálogo. Mas também existem outros completamente desnecessários.

Existem personagens que se sentem preparadas para o próximo passo importante e outras que tem mais dificuldades em aceitar a necessidade de mudança.


 Por fim, um momento importante para mim, foi quando uma das personagens oferece drogas a uma outra. Essa outra personagem recusou e dizendo que não queria porque não poderia ficar mais feliz pelo dia que tinha tido.

Para mim isto foi como uma forma de dizer que apenas pequenos momentos podem fazer toda a diferença e transformar-se em momentos para nunca esquecer.

Que é o que eu farei com a minha experiência do secundário e com as minhas amigas que mudaram a minha vida para sempre. Nunca lhes poderei agradecer o suficiente por tudo o que fizeram por mim. Nunca esquecerei de todos os momentos, risos, tristezas que partilhei com elas.
E esta é a verdadeira essência do filme!

Trailer:

Não consegui encontrar legendado em português mas podem colocar legendadas em inglês, se isso ajudar


Sem comentários:

Enviar um comentário