Categorias

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dificuldades em Amizades

Neste momento sinto-me sozinha mas tenho de aprender a viver desta forma

Estou agora na segunda semana de aulas da universidade e antes de iniciar as aulas o meu maior medo eram as praxes (que mais tarde irei fazer outro post apenas a falar da minha opinião e experiência). A seguir passaram a ser as aulas pois como são disciplinas que nunca tinha ouvido falar, todas elas me assustaram bastante. 

No entanto, o que se tornou muito pior foi o facto de não ter facilidade nenhuma em fazer amizades: 

Primeiro: sou uma pessoa bastante tímida e por mais que tente ou que queira mudar simplesmente não consigo. Não sou capaz de começar de novo e tentar ser outra pessoa quando ninguém me conhece. Não estou com isto a querer dizer que não gosto de quem sou pois apesar de já ter sido verdade, agora tenho bastante orgulho em mim mas gostava de conseguir ser mais social mas nunca sei o que falar, o que dizer.

Segundo: pelo facto de não ter muitas amigas acabo por me apegar demasiado as poucas que tenho. O pior é mesmo quando a amizade acaba parece que perdi um pouco de mim pois acabam por se tornarem demasiado importantes na minha vida e acabo sempre por descobrir que o sentimento não é percipoco. Sofro sempre demasiado e por vezes ainda o faço pelas pessoas que perdi desde que tenho consciência. Consigo lembrar-me de todas as amizades que tive mas nunca me consigo lembrar porque acabam. 

Os meus amigos sou capaz de os contar pelos dedos e sei que estarão sempre presentes na minha vida pelo menos assim espero, acho que não vou conseguir aguentar mais desilusões.

Acho que o que me torna especial e as minhas amigas do secundário (as únicas que considero verdadeiras) é que somos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Quase que nunca haviam discussões, quase que nunca nos chateávamos umas com as outras e se o fazíamos era algo apenas no momento nunca aconteceu, acho eu, pelo menos não comigo, irmos para casa zangadas com alguém.

Não tenho assim muita boa memória mas acho que apenas me chateei uma vez com a minha melhor amiga e tinha sido apenas por algo bastante estúpido. Nunca aconteceu algo de muito grave como se vê muitas vezes as amizades acabarem por situações muito estúpidas.   



Não consigo perceber como é que para algumas pessoas é tão fácil e natural fazer amizades. Eu pelo contrário estou farta de tentar e de me esforçar. Sei que não sou única mas não consigo voltar a arranjar pessoas que se pareçam comigo.
Tenho estado sempre a tentar e quando parece que finalmente consegui tudo fica exatamente na mesma. Na maior parte das vezes apenas consigo estabelecer algumas ligações, falam para mim, falo para eles, mas não existe nenhum tipo de “intimidade” nem sequer de amizade apenas de conhecidos.  

Sei que estas coisas são para acontecer de forma natural e também sei que as amigas que tenho agora não se transformaram nelas de um dia para o outro mas…

Tudo isto tem estado na minha mente praticamente desde o dia da apresentação.

A minha mãe tem estado a tentar forçar uma situação que sinceramente estou a ficar aborrecida. Ela tem estado sempre a tentar que eu me aproxime de uma especifica rapariga da turma, que esteja sempre com ela mas eu não consigo gostar dela nem travar uma amizade.

Não quero estar a forçar uma amizade apenas porque me sinto sozinha. Seria a atitude mais estúpida de sempre. A rapariga parece que é bipolar ora umas vezes fala bem para mim como de repente me responde mal e me ignora. Uma amizade tem de ser algo natural. Não posso obrigar ninguém a pensar e a gostar das mesmas coisas que eu. Seria mais fácil se fossemos amigas? Sim. Mas não posso ser amiga de alguém da qual não gosto. Que eu saiba normalmente gostamos das nossas amigas.

Ontem tomei uma decisão que acho que é o melhor apesar de hoje já não ter tanta certeza, pois amizades são importantes para a nossa relação com os outros seres humanos e para tornar as nossas vidas mais animadas e felizes mas não nós podemos esquecer de nós próprios. Sentir-mo-nos bem com nós mesmos é o primeiro passo para tudo na vida. Sem isso, acho que não iremos longe pois não nós podemos dar bem com outros se nem bem connosco mesmo somos capazes. Algo que acho que tenho de bom é que o silêncio e o estar sozinho não me afeta tanto como a muitas pessoas.

A primeira razão pela qual estou no ensino superior não é para criar amizades com o maior número de pessoas possível ou ser o social do sítio que conhece tudo e todos, mas sim para aprender o máximo possível para depois poder ajudar as pessoas que não tem oportunidade para lutarem por elas mesmas. É nisso que tenho de me focar pois no final ter muitos amigos não faz com que se passe de ano (claro que existem casos de pessoas que conseguem. Admiro quem consiga gerir as duas coisas).


Não quero passar os próximos anos sozinha mas se tiver mesmo de ser estarei aqui para lutar, para nunca me esquecer de quem realmente sou e de acreditar que irei encontrar quem realmente se identifique comigo. Estou farta de tentar forçar as coisas. Tenho de me começar a preparar para estudar que isto já não é o secundário e há quem esteja a trabalhar para que eu aqui possa estar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário