Categorias

sábado, 5 de setembro de 2015

As minhas dificuldades na escolha do curso da universidade

Quando era pequena e me perguntavam o que queria ser quando crescesse a minha resposta era sempre a mesma: queria ser veterinária. Comecei a crescer e essa vontade foi desaparecendo, acabando por deixar de ter alguma ideia. Acabava sempre por dizer que ainda tinha muito tempo para me decidir. Bem, os anos foram passando e isso deixou de acontecer.

Quando comecei a pensar no assunto quis ser psicóloga, no entanto acabei por não ter notas suficientes para isso. Também não o conseguia admitir a ninguém, o que me fez questionar se era mesmo o que queria. Passou a ser o serviço social pois a única coisa que sabia é que queria algo relacionado com ajudar as pessoas.

Para mim estava a ser difícil tomar uma decisão porque tinha medo. Achava que apenas tinha uma oportunidade para escolher que depois de se decidir o curso que seria, nunca nada poderia mudar.

O que acabei por descobrir ser mentira. É sim possível voltar a mudar de opinião, nada é permanente. Se se não gostar do curso é possível mudar para outro ou até mesmo mudar de universidade. Claro que não sei bem como funciona mas saber que é possível deixa-me mais descansada.

Bastava olhar para o exemplo das aulas: para mim era uma tortura ter matemática, odiava estudar para ela pois nunca conseguia perceber a razão porque não tinha boas notas e porque não conseguia perceber como se faziam os exercícios. Claro que se fosse algo que gostasse muito, como o inglês, era para mim muito mais fácil de estudar e acabava por ser divertido, já para não falar de rápido.

Nunca achei que alguma vez iria dizer que estudar poderia ser divertido.

Agora vou mesmo precisar de estudar pois os meus pais contam comigo pois vão investir muito dinheiro comigo, é o mínimo que posso fazer por eles. No entanto, sempre tive dificuldade em estudar, sempre soube que se o fizesse as minhas notas seriam muito melhores, quer dizer sem estudar muito já eram aceitáveis. Mas nunca o fiz. Dizia sempre que ia mudar mas depois quando chegada a hora voltava a fazer tudo da mesma maneira.

Tenho medo que continue a ser assim.

Acho que se for algo que quero mesmo muito estudar e descobrir se possa transformar em algo divertido.

Pois o verdadeiro significado da escola é a descoberta do nosso mundo, de como tudo funciona pois existem explicações espetaculares. Ter conhecimento é fundamental para o crescimento!

Assim que a decisão de qual curso escolher estava tomada, o dilema passou a ser para onde? É muito importe que consigamos ir para um local que nós agrade bastante quer seja perto de casa ou o mais longe possível. Não nos podemos esquecer que tudo depende a média com que acabamos o secundário. Não vale a pena fazer muitos planos quando já se sabe que a partida não vamos conseguir entrar pela média que é elevada e pelos exames que fizemos.

Espero que tenhas conseguido entrar no que querias!

Sem comentários:

Enviar um comentário