Categorias

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Os meus hábitos de leitura

Ler livros é uma coisa que também gosto muito de fazer mas que raramente aqui falo.

Ontem estava a ver uns vídeos no youtube quando me deparei com esta tag. Achei que era uma boa ideia aproveitar para aqui falar dos meus hábitos de leitura.

Como depois quando estava a procura das perguntas acabei por encontrar uma outra, resolvi juntar as duas e adaptá-las um pouco.

1. Tenho algum sítio especial em casa para ler ?

- Basta haver um sítio para me sentar porque tanto faz mas normalmente é na cama, no sofá ou na secretária (era mais quando fingia estar a estudar).


2. Só ler em casa ou em qualquer outro sítio?

- Normalmente é em casa mas as vezes leio também no dentista, no autocarro, no carro (quando vou de férias levo sempre um livro para ler durante a viagem de carro) e na casa dos meus avós.



3. Leio apenas um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?

- Costumo ler apenas um especialmente quando ando mais ocupada com a escola. Mas também é só porque sempre fiz assim porque se fosse preciso não faria qualquer diferença.



4. O que prefiro fazer primeiro: Ler o livro ou ver o filme?

- Para mim tenho de ler o livro primeiro. Se vir o filme primeiro depois não sou capaz de ler o livro, fico sem vontade por já conhecer a história. É mesmo impossível.
Uma vez, tive de ler o livro durante a noite toda porque ia ver o filme no dia seguinte.




5. Qual é o formato de livro que prefiro: Áudio, e-book ou livro físico?

- Prefiro ter o livro nas minhas mãos para sentir a capa e as suas folhas. Adoro a sensação de ir a uma livraria e comprar um livro e depois o levar para casa para acrescentar a estante com os outros.
Mas ultimamente também tenho aderido aos outros formatos mas costumo utilizá-los ao mesmo tempo, ou seja, ouvir o áudio e ler no computador ao mesmo tempo.
Aproveito para fazer isto com livros que apenas tinha uma pequena curiosidade, que sei que não vale a pena tê-lo fisicamente ou aqueles mais antigos que não estão traduzidos.

6. O que utilizo para marcar as páginas?

- Costumo utilizar um marcador de páginas mas este tem de estar a conduzir com livro, tem de ter cores parecidas.
Exemplo: Se o livro tiver a capa azul, o marcador também tem de ser azul.
Apenas faço isto porque tenho bastantes marcadores, então para não estar sempre a utilizar o mesmo faço assim. Quando não tenho nenhum marcador ou guardo o número da página do telemóvel ou dobro um pouco a ponta do livro.



7. Consigo parar de ler em qualquer página do livro ou tem de ser apenas no final do capítulo?

- É me igual, quando já não quero ler mais, simplesmente paro onde estou. Depois se for preciso volto a reler um pouco do que estava atrás para me situar.



8. Como ou bebo alguma coisa enquanto leio?

- Infelizmente tenho de admitir que sim, faço isso. Sei que não devia até porque já tive uma má experiencia com isso, pois sujei um livro com café e agora tem uma enorme mancha, mas também nunca mais voltou a acontecer.



9. Oiço música ou vejo televisão enquanto leio?

- Com a televisão é impossível mas consigo ler com música, mas têm de ser músicas que já conheça bem a letra para não me distrair a tentar percebe-la.
Quando estão pessoas a conversar a música é mesmo a melhor solução.
Com pessoas a conversar não consigo mesmo, porque fico sempre com mais atenção a conversa. A minha parte cusca não me deixa.



10. Costumas ler em voz alto ou silenciosamente?

- Leio sempre para mim própria, silenciosamente porque sinceramente se estiver a ler em voz alta fico logo cansada.
Mas quando é uma parte em que não estou a conseguir perceber bem costumo ler em voz alta para ver se percebo melhor.

11. Leio tudo ou passo páginas?

Existem alturas em que é mesmo necessário passar a frente mas não costumam ser páginas, normalmente são alguns trechos especialmente se forem caracterizações ou descrições.



12. Escrevo ou faço anotações nos livros?

- Agora sim faço isso. Costumo marcar com post-it citações que gosto ou então informações importantes para a história.
Adoro, adoro ver os livros dessa maneira.
O mais engraçado é que as vezes leio a parte em que tenho o post-it e não percebo porque razão o tinha feito.




Tag original (uma delas): https://www.youtube.com/watch?v=aDAYilMkLfY&feature=youtu.be&platform=hootsuite

Onde vi: https://www.youtube.com/watch?v=81zv41juSV0&t=306s
Onde vi: http://blogtatitavares.blogspot.pt/2016/03/tag-meus-habitos-de-leitura.html (não sei de quem é a original desta versão)

A maior parte das imagens não são da minha autoria.






Sem comentários:

Enviar um comentário